segunda-feira, 19 de maio de 2014

FELIPE ROSSI: O Grêmio foi a primeira peça do efeito dominó

Felipe Rossi acredita que o Grêmio foi o primeiro de uma sequencia de clubes tradicionais que deixou de existir no futebol paulista (Foto: Flickr/Malkav)
Escrito por Felipe Rossi*

O ano era 2003 e Eduardo José Farah saía da presidência da Federação Paulista de Futebol (FPF). Um ano depois, caía a primeira peça do efeito dominó, o Grêmio Sãocarlense, levando consigo diversos clubes do interior paulista. Pouco mais de dez anos depois, morre o ex-presidente Eduardo Farah, vindo do interior, com indícios de que estamos no início do fim.
Na manhã do último sábado (17), morreu o ex-presidente da FPF, Eduardo José Farah, aos 80 anos, que estava internado desde novembro do ano passado. Farah nasceu em Campinas e havia sido presidente do Guarani antes de chegar ao cargo de principal homem do futebol paulista, onde ficou de 1988 à 2003, com quinze anos de uma gestão inovadora e polêmica.
Uma de suas bandeiras sempre foi ajudar o futebol do interior paulista a crescer e, em seu período de gestão, alguns clubes passaram pelo seu ápice. Evidentemente, uma dessas equipes foi o extinto Grêmio Esportivo Sãocarlense, que disputou a Série A1 do Campeonato Paulista de 1991 a 1993 além da Série C do Campeonato Brasileiro em 1996, e permaneceu na Divisão Intermediária (atual Série A2), lutando para retornar à elite, até o ano de 2003, mesmo ano em que Farah se desligou da Federação.
Como bem sabemos, times que trilharam o mesmo caminho do Grêmio existem aos montes... Coincidência? Claro que não!
Alguns, com um pouco mais de sorte, voltaram às atividades depois de se licenciarem por dívidas, como ocorreu com o Araçatuba (AEA), ou retornaram aos campos com nomes semelhantes, como é o caso do atual Novorizontino, da Votuporanguense e do Catanduvense.
Existem ainda aquelas agremiações que não acabaram, mas vivem esquecidos e bem longe das divisões de elite, como é o caso da Inter de Limeira, campeã paulista em 1986 e atualmente na Série A3; XV de Jaú, União São João de Araras e Portuguesa Santista, que lutam para sobreviver na Série B (equivalente a quarta divisão paulista), além de América de São José do Rio Preto e Noroeste de Bauru, que caíram junto ao São Carlos justamente para a Série B de 2015.

Antes de 2003

Com Farah no comando da FPF, o futebol paulista viveu um período de destaque no cenário nacional. De 1994 até 1999, quando o Brasileirão oscilou entre 22 e 26 equipes, pelo menos oito eram paulistas (com exceção de 1996, quando sete paulistas disputaram o campeonato). Em 2000, na Copa João Havelange, surgiu a surpresa São Caetano, fazendo com que nove paulistas disputassem em 2001. O Azulão ainda chegaria na final da Libertadores em 2002 – perdendo nos pênaltis -, o primeiro clube do interior de São Paulo a conseguir tal feito.
O futebol mudou, o Brasil mudou e o mundo mudou. Mas é incrível como logo após a saída de Farah, o futebol paulista tenha decaído tanto! Repito: Coincidência? É claro que não...

BOLA EM JOGO

Começou!
Foi dado o apito inicial no Campeonato Amador de São Carlos em 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil...

Com classe
E a partida entre Santa Fé 1 x 3 Jardim Cruzado deu uma excelente prévia do que vem por aí: um jogaço com direito a um gol do meio de campo e outro olímpico! clique aqui para ver os melhores lances

Tchau, lanterna!
E o “XV do Gilmar” já saiu da lanterna! Bateu o Lemense e segue com chances de classificação na Série B...

100%
Sub-20 segue com aproveitamento total após vencer a Francana por 2 a 1. São dois jogos e duas vitórias na Primeira Divisão do Campeonato Paulista da categoria!

Agradecimento

Muito obrigado ao amigo Marcos Serra, que sem querer me ajudou a escolher a pauta desta coluna! clique aqui para entender


*Felipe Rossi tem 23 anos e é jornalista esportivo. além de graduando em Ciências Sociais na UFSCar. Apaixonado pelos times da Cidade do Clima, frequenta as arquibancadas do Luisão desde o fim da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário