domingo, 6 de abril de 2014

PELO MUNDO: Campeão pelo São Carlos, Marcos Pizzelli é seleção na europa

Marcos Pizzelli comemora gol pela seleção da Armênia, país no qual se naturalizou depois de sair do São Carlos (Foto: UEFA.com)
Escrito por Gustavo Curvelo

Qual torcedor do São Carlos não se lembra da histórica campanha no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2005, quando o clube, logo em seu primeiro ano de existência, sagrou-se campeão? Daquele elenco muitos jogadores deram certo no futebol profissional, e deixaram saudades. Entre eles, estava um jovem meio-campista decisivo na equipe, que em campo ajudou o clube inúmeras vezes na busca pelo acesso: Marcos Pizzelli.
Nascido em Leme, e cria das categorias de base do Guarani de Campinas, Pizzelli se tornou profissional no São Carlos. “Foi uma passagem muito importante não só na minha carreira, mas também na minha vida pessoal. O São Carlos foi o clube que me deu a primeira oportunidade de jogar profissionalmente, e sou muito grato a isso”, disse.
Com o título da Segunda Divisão a carreira do atleta mudou drasticamente. “Logo na sequência tive proposta do futebol europeu [Ararat Yerevan, da Armênia]. Minha saída foi de comum acordo, visto que a proposta era boa para minha carreira e também para o São Carlos”, comenta.
Se destacando no velho continente, Marcos Pizzelli recebeu um convite cada vez mais constante no meio futebolístico: a naturalização. Em 2008, foi convidado a defender a seleção da Armênia, aceitou a proposta e acumula, até o momento, sete gols pela seleção e quase 30 participações em jogos oficiais. “Achei bastante interessante poder jogar em uma seleção. Não ajuda só na carreira, mas também é uma experiência maravilhosa poder representar um país”.
Além disso, o jogador também passou por diversos clubes da Europa, como Assoa Issy (da França), Pyunik Yerevan (Armênia), Metalurgh Donestk (Ucrânia), Kuban Krasnodar (Rússia) e FC Krasnodar (Rússia) antes de chegar em seu clube atual, o FC Aktobe, do Cazaquistão. “Meu momento atual no futebol é ótimo, porque já tenho certa experiência e reconhecimento pelos países que passei”, diz o jogador, que tem contrato de empréstimo com o clube do Cazaquistão, país asiático que fica na divisa entre Rússia e a China.
Apesar de naturalizado armeno, Pizzelli não esquece suas raízes. Humilde, o atleta deseja sorte ao futebol sãocarlense. “A cidade de São Carlos merece disputar a Série A1 do Campeonato Paulista, pois tem pessoas competentes envolvidas com o futebol. A cidade é maravilhosa, e a torcida, por amar o time, apoia bastante e cobra também”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário