segunda-feira, 24 de março de 2014

RETROSPECTO: São Carlos não emplaca três vitórias seguidas há 35 meses

Evandro Paulista marcou o último gol do São Carlos em uma sequência de três vitórias consecutivas (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por Gustavo Curvelo

Rebaixamento no Campeonato Paulista da Série A2 de 2013, eliminação ainda na primeira fase da Copa Paulista do mesmo ano e resultados abaixo do esperado na Série A3 de 2014. De fato, as campanhas da equipe profissional do São Carlos FC nas últimas temporadas têm deixado o torcedor preocupado, e sequências expressivas de vitórias tem acontecido cada vez menos.
Aliás, quando foi a última vez que o clube conseguiu sair de campo vitorioso por três jogos seguidos? Quais foram os adversários? Em que ano? Em qual campeonato? A resposta é surpreendente. O feito foi concluído em 24 de abril de 2011, exatos 35 meses, ou 1064 dias para ser mais preciso. Aconteceu durante a campanha do acesso à Série A2 do estadual, em 2011. Na oportunidade, o time da Cidade do Clima conseguiu cumprir a meta duas vezes. A primeira foi através de uma reação, que aconteceu da 7ª a 9ª rodada da primeira fase, quando superou Lemense e Osvaldo Cruz fora de casa, por 2 a 1 e 3 a 1, respectivamente. Depois bateu a Francana no estádio do Luisão com goleada de 4 a 1, antes de perder para o Taquaritinga longe de seus domínios, por 1 a 0.
Na última vez que a escassa sequência de três vitórias aconteceu, foi decisiva para o acesso. Na estreia da segunda fase, a equipe, na época comandada por João Martins, goleou a Santacruzense em casa na estreia por 4 a 1, antes de vencer o Grêmio Osasco pela contagem mínima fora de casa, e conseguiu a terceira vitória consecutiva com gols de Rick e Evandro Paulista no triunfo por 2 a 0 em casa contra o Flamengo, que na volta, em Guarulhos, venceu de virada por 2 a 1 e encerrou o ciclo vitorioso, mas não impediu o acesso.

Na trave

Nos últimos três anos, o time profissional do São Carlos FC disputou seis competições, e em oito oportunidades ficou a uma vitória de igualar a série de conquistar 9 pontos em três jogos seguidos. Ainda em 2011, durante a primeira fase da Copa Paulista, venceu o Comercial em casa por 1 a 0 e a Ferroviária fora, por 3 a 2, em duelos válidos pela 4ª e 5ª rodada da competição, mas caiu em casa para o Velo Clube por 3 a 1. Pouco depois, pela 9ª rodada, iniciou uma nova sequência ao bater Botafogo de Ribeirão Preto em casa e a Francana fora, ambos por 1 a 0, mas depois não saiu do 0 a 0 no Luisão com o União São João de Araras.
Em 2012, a Águia voltou a ‘bater na trave’ por duas vezes. A primeira na 9ª rodada da primeira fase da Série A2, na vitória frente ao Monte Azul em casa por 2 a 0, e o 3 a 1 em cima do Santo André na casa do adversário, mas levou 2 a 0 no Luisão da Penapolense, que naquele mesmo ano conquistou o acesso à elite do futebol paulista.
Na Copa Paulista, também em 2012, o time superou a Francana fora, na 7ª rodada, por 1 a 0, e repetiu o placar na semana seguinte em São Carlos contra o Velo Clube, antes de empatar sem gols em Ribeirão Preto com o Botafogo.
A situação foi semelhante na Série A2 de 2013. Com um péssimo início de campeonato, a Águia reagiu tarde e não conseguiu evitar o rebaixamento. Entretanto, na 13ª rodada, o time começou a fazer com que seus torcedores acreditassem na permanência na divisão quando derrotou no Luisão o Juventus por 1 a 0, e o Santacruzense, por 2 a 1. Mas o sonho acabou logo na rodada seguinte: empate por 1 a 1 contra o Rio Branco em Americana.
O último suspiro foi na sequência de jogos subsequente. Na 16ª rodada, o São Carlos venceu o Monte Azul fora de casa por 2 a 0, e embalou quando conseguiu os três pontos em cima do Grêmio Barueri, no Luisão, pelo placar mínimo. Porém, a derrota em casa para o Red Bull Brasil quebrou a sequência de vitórias e praticamente decretou o rebaixamento para a Série A3.

Nova gestão, mesmo tabu

Foi nessa época que o presidente do clube, Julinho Bianchim, passou a baqueta ao negociar 80% de suas ações com o empresário Carlos Antunes, que logo em sua apresentação, tratou de modificar o escudo da Águia da Central, visando maior aproximação da equipe com a cidade.
O primeiro campeonato na nova era foi a Copa Paulista, e o clube foi eliminado ainda na primeira fase, mas por pouco não conseguiu a escrita de 9 pontos em três jogos: a partir da 10ª rodada, vitórias por 1 a 0 no Luisão contra Sertãozinho e Comercial, antes de perder pela mesma contagem para o Independente em Limeira.
No ano da Copa do Mundo, a primeira vitória na Série A3 só veio na 6ª rodada, por 1 a 0, fora de casa, contra a Santacruzense. No duelo seguinte, vitória por 2 a 1 em casa contra o Independente, e a esperança de que as coisas iriam mudar. Mas, pelo mesmo placar, o São Carlos perdeu para a Internacional, fora de casa, e seguiu com um incômodo tabu a ser batido.

Atualidade

Certo mesmo é que o time ocupa atualmente a 16ª colocação da Série A3 com apenas 14 pontos conquistados, e se não quiser um novo descenso, precisa reagir, possivelmente com a quebra do tabu, vencendo três partidas consecutivas.
Restando cinco rodadas para o término da competição, e a Águia pode recomeçar uma nova sequência nesta quarta-feira (26), quando enfrenta o Juventus na Rua Javari, às 15h. Depois, ainda joga com Francana e Água Santa em casa, além do Taubaté no Vale do Paraíba e o Novorizontino, novamente no Luisão, na despedida do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário