sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NA MEMÓRIA: Ex-zagueiro do Grêmio Sãocarlense sonha lançar livro sobre a carreira

Hoje auxiliar do Independente de Limeira, André Ricardo jogou no Grêmio em 2004, último ano antes do clube ser extinto (Foto: Gustavo Curvelo)
Escrito por Gustavo Curvelo

No último sábado (22), o São Carlos recebeu o Independente de Limeira pelo Campeonato Paulista da Série A3, e venceu por 2 a 1. No jogo que contou com a presença de aproximadamente 300 pagantes, poucos sabiam que, fora das quatro linhas, havia no banco de reservas do adversário um velho conhecido do futebol sãocarlense. Hoje auxiliar-técnico do Galo da Vila Esteves, o ex-zagueiro André Ricardo, conhecido como Andrézão, marcou história ao jogar pelo Grêmio Esportivo Sãocarlense no último ano de existência do clube.
No Lobão, o defensor atuou em 2004. “Foi muito bom jogar aqui em São Carlos. Na época era uma torcida muito quente, calorosa e fanática, e hoje a gente vê um estádio praticamente vazio, algo que não deveria acontecer”, disse o ex-atleta, comparando os tempos do Grêmio, e atualmente com Paulistinha e São Carlos.
E um jogo em especial está na memória de Andrézão, como um dos melhores momentos de sua carreira. “Contra o Mirassol, aqui mesmo no estádio do Luisão pela Série A3 de 2004, saímos ganhando, mas o time deles empatou e eu tive a felicidade de fazer 2 a 1 aos 43 minutos do segundo tempo”, relembra o zagueiro, que também foi o responsável pelo gol do título do Flamengo de Guarulhos na Série A3 de 2008. “Ficamos no 1 a 1 no primeiro jogo e jogávamos por um empate. Cometi um pênalti no começo, mas no final do primeiro tempo o Clayton, que hoje joga aqui no Independente, deixou uma falta pra mim bater e eu fiz o gol do título”, conta.
Andrézão resolveu se aposentar depois de rodar o interior paulista, e defender clubes como XV de Piracicaba e Comercial-MS, além do próprio Grêmio. “Terminei a carreira no Rio Branco de Americana em 2011 e tive uma estrutura familiar que ajudou bastante. Se o jogador não tem essa estrutura, a aposentadoria no futebol acaba pesando”.

Intelectual

Como a maioria dos boleiros, o ex-jogador não ficou muito tempo longe do futebol. Um ano após a aposentadoria como atleta profissional, Andrézão foi para Limeira trabalhar como auxiliar técnico do Independente, mas ele acredita que seu grande projeto ainda não saiu do papel.
“O Álvaro Gaia está me dando a oportunidade de voltar para perto dos gramados, e eu estou fazendo um bom trabalho, assim como eu fiz quando estava jogando. Mas, estou buscando alguns parceiros para me ajudar a publicar um livro sobre a minha carreira. Estou escrevendo há cerca de dois anos e tenho em mente lançar até o final do ano”, completa o zagueirão, que deve seguir os passos de um outro zagueiro conhecido no interior paulista, Paulo André, campeão mundial pelo Corinhtians, e um dos líderes do Bom Senso FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário