segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FORTALECIDOS: Paulistinha e São Carlos confirmam parceria inédita

Parceria tem como objetivo de fortalecer o futebol de base na cidade de São Carlos, e manter ativo o profissional do Paulistinha (Foto: Gustavo Curvelo)
Escrito por Gustavo Curvelo & Saulo Marino

A Cidade do Clima vive o sentimento de renovação no futebol. Nesta segunda-feira (3), as diretorias de Clube Atlético Paulistinha e São Carlos Futebol Clube selaram parceria inédita. A negociação durou cerca de cinco semanas, e irá alterar consideravelmente o calendário dos clubes sãocarlenses. O tempo de duração da sociedade não foi divulgado.
Pelo lado do São Carlos, as atividades profissionais continuarão normalmente, e nas categorias de base acontece a grande mudança. A equipe, que jogava apenas o Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão, passa a jogar também o Sub-15 e Sub-17, sendo o único representante da cidade nas três categorias. Além disso, as três categorias utilizarão o Recanto do Tio Patinhas, sede do CAP.
“A parceria agrega espaço para desenvolver o trabalho de base, porque além de treinar, o jogador vai se alimentar no centro de treinamento”, explicou Paulo Mayeda, coordenador de futebol do São Carlos FC.
Chegou a ser cogitado a possibilidade das partidas do campeonato estadual das categorias menores serem realizadas na cidade de Ibaté. “A gente está procurando manter os jogos em São Carlos. Com a Prefeitura ajudando, não vejo necessidade de nos deslocarmos para outras cidades para mandar nossas partidas”, comentou Mayeda.
Ainda sobre a sociedade São Carlos/Paulistinha, o coordenador do São Carlos FC disse também que o exemplo deveria ser seguido por outras cidades que tem mais de um clube profissional. “Haverá espaço para o Paulistinha desenvolver suas atividades no Sub-11 e Sub-13, e o poder público não precisa mais alimentar duas situações. Estamos unindo esforços para a cidade de São Carlos ser referência na base”, completa.

Em nome da cidade

Já o Paulistinha, que além do profissional em 2013, disputou o estadual nas categorias Sub-15 e Sub-17, cederá seus atletas para o São Carlos FC, para seguir com os projetos sociais, incluindo a Escolinha CAP, para crianças a partir de 7 anos, além de disputar o Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-13.
O presidente do CAP, Vilmar Rodrigues, tem um discurso semelhante ao de Paulo Mayeda, e garante que o objetivo é colocar o nome da cidade de São Carlos em evidência no futebol de base do estado de São Paulo. “Daqui alguns anos, o objetivo é usar os atletas que hoje estão na base na equipe profissional. Queremos dar oportunidade para os garotos da cidade, e por isso vamos fazer algumas peneiras. Mas também há a opção de trazer jogadores de fora”, salientou.

Dérbi no profissional?

Um dos motivos para que as conversas entre os clubes começassem, foi porque dirigentes do Paulistinha afirmaram publicamente que estavam em busca de colaboradores para manter o futebol profissional do clube ativo no ano da Copa do Mundo. Como o prazo estipulado pela Federação Paulista de Futebol para inscrição no Campeonato Paulista da Segunda Divisão se encerrou no final de janeiro, e a parceria com o São Carlos foi selada após a data limite proposta pela entidade, o CAP não jogará o estadual em 2014 – único torneio profissional disputado pelo Tio Patinhas.
Espera-se que, em 2015, os jogadores formados pela equipe sub-20 que não forem utilizados no elenco profissional do São Carlos, disputem a Série B pelo Paulistinha, reativando assim a equipe profissional que chegou na última fase do estadual em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário