quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SÉRIE A3: Federação propõe ingressos mais caros e deixa dirigentes insatisfeitos

Em 2013, Tupã cobrou R$ 30 no jogo do acesso para a Série A3 (Foto: Arquivo/Futebol de São Carlos)
Escrito por Gustavo Curvelo

Mesmo com alguns clubes enfrentando crises financeiras, a Federação Paulista de Futebol propôs um aumento no preço dos ingressos do Campeonato Paulista da Série A3. A medida, que já foi adotada para a Série A2 de 2013, prevê reajuste de 100% no valor da entrada para a arquibancada geral já em 2014, bem como em outros setores dos estádios. Com a proposta, o bilhete passa a custar R$ 20, sendo que até o ano passado, o mesmo ingresso era comprado por R$ 10.
A iniciativa ocorreu ainda no Conselho Arbitral da Série A3, realizado em novembro passado, mas teve repercussão apenas agora, alguns dias antes do início da competição. Embora a ideia tenha sido proposta pela FPF, os clubes continuam com autonomia para definir o valor dos bilhetes em seus jogos como mandante, e alguns dirigentes já se mostraram contrários à ideia da entidade.
Este é o caso de Joaquim Mangueira Leite, Presidente da Associação Atlética Flamengo, de Guarulhos, clube que joga a Série A3 pelo quarto ano consecutivo. Para ele, que já enviou ofício à FPF requerendo manutenção do valor em R$ 10, o importante é levar o torcedor ao estádio, mesmo que o retorno com bilheteria não seja tão alto. “Apenas a bilheteria não mantém um clube. Como estamos fazendo um trabalho em Guarulhos pra levar o torcedor ao estádio, não é cabível para nós deixar o ingresso no valor de R$ 20. Para nós do Flamengo, é importante ter o estádio cheio, mesmo que com menos renda”, analisa o mandatário, que viu seu clube ter uma média de 662 torcedores durante a última edição da competição.
Leite também aproveitou para comentar sobre a série de exigências da FPF para que um clube conte com a presença de público no Campeonato Paulista. “O valor de R$ 20 ainda é baixo se comparado ao que um clube precisa para realizar um jogo sem ter os portões fechados. A Federação exige banheiro limpo, papel higiênico e muitas outras coisas para levar conforto ao torcedor. Nessas condições, R$ 20 não é um valor alto”, reitera Mangueira Leite.
Quem também cogita manter o valor de R$ 10,00 é o Tupã Futebol Clube, equipe que chega a Série A3 depois do acesso na Segunda Divisão em 2013, onde obteve média de 1.268 pessoas por jogo - uma das melhores de toda a competição. Apenas no jogo do acesso, justamente diante dos sãocarlenses Paulistinha, o público pagante foi de 5.215 torcedores, para uma renda superior a R$ 62 mil, com ingressos a R$ 30 na ocasião.
Entretanto, a Presidenta do Tupã, Fabiane Bizo, acredita que o valor proposto pela Federação não é abusivo, e a campanha do clube sempre será crucial para a presença do torcedor nos estádios. “A torcida do Tupã sempre comparece nos jogos, mas o público é melhor quando temos um time competitivo”, opina.
A medida adotada pela diretoria do Tupã como forma de se esquivar do aumento foi a criação de um plano sócio-torcedor, que garante ingressos por valores mais baixos para os jogos em casa, no estádio Alonso Carvalho Braga. Ainda segundo a Presidenta, a atitude une torcida e arrecadação, dois fatores essenciais para o clube. “Torcida e arrecadação devem andar juntos. Sabemos que o torcedor pode vir a se tornar o décimo segundo jogador em campo, e o dinheiro da arrecadação é importante para os clubes, que muitas vezes não tem patrocínio para ajudar”, comenta.

Em São Carlos

Um dos participantes da Série A3 é o São Carlos Futebol Clube, que em 2012 e 2013 jogou a Série A2. E, apesar de ter disputado a divisão de acesso do campeonato estadual mais importante do país, a média de público acabou sendo frustrante: apenas 356 pessoas em 2012, e 460 pagantes no último ano.
Porém, um dos principais fatores que proporcionou a significante crescente de público no estádio foi o projeto “Voo da Águia”, que disponibiliza certa quantidade de ingressos para patrocinadores que apoiam o clube. O programa foi implantado durante a antiga gestão, e, devido ao sucesso, permanece até os dias atuais.
O Diretor do Marketing do clube, Flávio Garcia, fez um breve balanço do projeto. “Antes o público era um pouco mais limitado. Mesmo com o ingresso mais barato, a campanha não empolgava a torcida. Depois que criamos o “Voo da Águia”, apesar do clube ter sido rebaixado em 2013 e com o aumento do preço do ingresso no mesmo ano, o público aumentou”.
Para 2014, Flávio Garcia acredita que a campanha da equipe deve influenciar diretamente na presença do torcedor no estádio. “Dá pra contornar a situação do rebaixamento. Se o clube fizer uma campanha boa e a divulgação for bem feita, o público aumenta novamente. Além disso, o São Carlos foi bem na Copinha, e isso também pode ajudar”, completa.
A diretoria da equipe sãocarlense já definiu os valores dos ingressos para o estadual. Assim como na Copa Paulista do último ano, os bilhetes para geral custarão R$ 10, enquanto que a entrada para a arquibancada coberta será no valor de R$ 20. Ambos os setores possuem meia-entrada.
Vale lembrar que em 2013, quando o clube jogou a Série A2, a votação que definiu o aumento ocorreu entre os 20 participantes da competição. O São Carlos votou pela manutenção do valor antigo, de R$ 10, mas acabou tendo seu voto vencido, visto que outros 16 clubes optaram pelo reajuste.

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