sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

COPA SP: Técnico da Águia avalia desempenho e diz: 'Fomos superiores ao Inter'

Santana levou o São Carlos até as oitavas de final da Copinha (Foto: Saulo Marino)
Escrito por Gustavo Curvelo

A campanha do São Carlos na 45ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior conquistou os torcedores da cidade. Com o Luisão recebendo bons públicos, a equipe correspondeu dentro de campo e chegou até as oitavas de final da competição, quando foi eliminada pelo Internacional por 2 a 1, resultado que na opinião do técnico Rodrigo Santana não tira a boa participação do clube no torneio.
 “Fomos excelentes no campeonato e mesmo com a derrota fomos superiores ao Inter. Chutamos mais a gol e tivemos 70% de posse de bola, mas futebol é assim: ganha quem erra menos, e não quem acerta mais”, lembra o técnico, satisfeito com a frieza do grupo, mesmo depois de sair perdendo. “O primeiro gol do Inter não mudou nossa forma de jogar. Não entramos em desespero e também não demos ‘chutão’. Tínhamos tudo para virar o jogo, mas desperdiçamos oportunidades”, analisa.
Ao todo, o único representante sãocarlense no torneio, obteve duas vitórias, dois empates e uma derrota, marcando dez gols e sofrendo cinco, além de ficar à frente de clubes da primeira divisão nacional, como Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro. A conclusão geral feita por Santana retrata sensação de dever cumprido. “Na minha avaliação a equipe foi excelente. Entre 104 clubes participantes, ficamos entre os 16 melhores. Classificamos em primeiro lugar do Grupo H na primeira fase, ultrapassando o atual vice-campeão brasileiro Palmeiras. Depois desclassificamos o Coritiba, atual campeão paranaense que tem jogadores de nível de seleção brasileira, e por fim acabamos eliminados pelo Inter, uma equipe com uma sequência de trabalho de mais de dois anos seguidos”.
“Nós tivemos um trabalho de apenas dois meses de preparação. Chegamos a ter o elenco reduzido em 24 jogadores, sendo que quatro eram goleiros. Então acredito que o trabalho foi excelente, nós fomos até longe demais”, opina.
Apesar da boa campanha, o comandante admite que chegou a pensar diferente sobre a equipe no início de trabalho, e que mudou sua visão por conta do planejamento e do ritmo de jogo. “Na primeira semana de quando cheguei aqui eu não esperava que pudesse chegar nas oitavas de final da Copinha, mas a Copa São Carlos e a evolução da equipe deu muita maturidade e confiança para os jogadores. Além disso, busquei analisar as características dos atletas, encaixar cada um em sua posição correta e usar e abusar das qualidades que eles tem. Jogamos de igual pra igual com todos os times”.
Por fim, Santana falou sobre a possibilidade de continuação do trabalho da comissão técnica para o Campeonato Paulista Sub-20. “Estamos conversando com a diretoria, existe a possibilidade de seguir no clube. Estamos analisando a situação, pois muitos jogadores foram valorizados e estão tendo propostas, assim como eu, mas tenho certeza que a diretoria está trabalhando para fazer um acordo bom não só para os jogadores como pra mim também”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário