quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SÃOCARLENSES PELO MUNDO: Problemas físicos podem levar Fábio Aurélio a se aposentar

Perto dos 35 anos, lateral não recebeu propostas e está sem contrato (Foto: Clive Brunskill/Getty Images Europe)
Escrito por Saulo Marino

Talvez o maior nome do futebolístico nascido na cidade de São Carlos, o lateral-esquerdo Fábio Aurélio pode abandonar o futebol pela porta dos fundos. O jogador foi afastado do elenco principal do Grêmio de Porto Alegre em junho deste ano, e não recebeu propostas nesse período. Seu vínculo com o clube encerra no fim deste mês, e perto dos 35 anos de idade ele pode mesmo pendurar as chuteiras.
Fábio Aurélio encerra sua passagem pelo Grêmio com apenas 7 jogos disputados. Contratado em julho de 2012, o jogador sofreu com lesões, quando voltou acabou afastado e se recusou a rescindir contrato. Seu salário era de R$ 250 mil por mês.
A saída do atleta é encarada como de extremo alívio pela cúpula do tricolor gaúcho, considerado uma das “heranças” da antiga gestão que onerava as finanças atuais. O presidente do Grêmio Porto Alegrense, Fábio Koff, em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, ironizou a saída do atleta nascido em São Carlos. “O Fábio Aurélio foi um problema, mas está indo embora”.
Nascido em 24 de setembro de 1979, Fábio Aurélio Rodrigues, o lateral esquerdo Fábio Aurélio, fez grande sucesso no futebol europeu. Começou sua carreira na base do São Paulo, no final da década de 90. Em 1997, o ala-esquerdo estreou na equipe profissional, que defenderia até 2000. Nessa época defendeu também a seleção brasileira - inclusive no vexame dos Jogos Olímpicos de 2000, quando o Brasil era o grande favorito ao título, mas caiu nas quartas-de-final para a seleção de Camarões.
Negociado com o Valencia, o brasileiro viveu o ápice de sua carreira na equipe espanhola: bicampeão da Liga Espanhola e vencedor da Copa da Uefa em 2004, Fábio fez parte de um time memorável que entrou para a história do clube.
Em 2006, o Liverpool acertou a contratação do lateral-esquerdo que já vivia dias complicados na carreira. Com diversas lesões musculares, Fábio Aurélio teve poucas oportunidades nos seis anos de futebol inglês, fazendo pouco mais de 80 jogos e  marcando apenas 3 gols.
Porém, em 2009, chegou a ser convocado pelo então técnico da seleção, Dunga, mas acabou cortado justamente por causa de uma lesão. Fábio Aurélio era um dos nomes mais cotados para ocupar a carente lateral esquerda da seleção na Copa do Mundo de 2010.
No clube inglês o jogador viveu uma curiosidade. Apenas dois meses depois de dizer que não teria mais futuro no Liverpool e chegar a deixar o clube em maio de 2010, o lateral-esquerdo voltou a ser contratado para atuar por mais duas temporadas.
"Perguntei ao clube se Fábio havia encontrado uma nova equipe. Quando nos asseguraram que não, o convidamos a voltar", explicou na época o então técnico da equipe, Roy Hodgson, em declaração publicada pelo site oficial do Liverpool.
De volta ao Brasil, a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo (técnico do Grêmio na ocasião), Fábio não teve sequência, novamente por causa de diversas lesões.


Aqui tem mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário