domingo, 22 de dezembro de 2013

MERCADO DA BOLA: Ex-jogadores do Paulistinha estão desempregados

Em pé: Alison, Wilson, Robinho, Matheus, Juninho e Cezane; Agachados: Luan, Balbi, Mineiro, Tuco e Ryan (Foto: Saulo Marino)
Escrito por Gustavo Curvelo

Feliz Natal pra quem? No ano de 2013 o Paulistinha realizou uma histórica campanha no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Mesmo com salários modestos e se queixando de falta de apoio da cidade, os jogadores formaram o que chamaram de “Família CAP”, e levaram o clube até a quarta e última fase da competição, quase chegando ao inédito acesso - entre os 45 clubes que disputaram o campeonato, o Tio Patinhas acabou na sexta posição, sendo que quatro equipes vão jogar a Série A3 de 2014. Mas, por onde andam estes jogadores? Depois da ótima campanha, conseguiram alçar voos mais altos no mundo do futebol? A reportagem do Futebol de São Carlos pesquisou, e descobriu que, ao contrário do que muitos esperavam, poucos atletas conseguiram emprego para o ano da Copa.
No mês de Dezembro muitas equipes já encerraram suas atividades em 2013. A maioria delas realiza o planejamento para a próxima temporada, e as festividades de final de ano são a oportunidade para traçar metas com mais calma em meio à correria do dia-a-dia. Enquanto isso, a maioria dos atletas profissionais descansa, mas a dura realidade da quarta divisão do Campeonato Paulista não permite que jogadores como os que defenderam o Paulistinha na temporada 2013 façam o mesmo. Sem clube, os atletas seguem esperando por propostas, que não vieram nem mesmo com as boas atuações no ano.
Este é o caso do volante Rafael Mineiro, titular da equipe comandada por Gilmar Rodrigues durante toda a competição e autor do heroico gol contra o Olímpia, aos 49 minutos do segundo tempo, no último jogo da 3ª Fase, que resultou na classificação do clube para o quadrangular decisivo, levando os poucos torcedores e os jogadores do CAP às lágrimas no estádio do Luisão. O atleta de 21 anos chegou ao profissionalismo no União São João de Araras, onde ficou até 2012, e acertou com o Paulistinha buscando uma nova chance de alavancar sua carreira.
Mineiro conta que o diferencial da equipe foi a união do grupo. “Era um time sem vaidade. Nos unimos em busca de um único objetivo”, lembra o atleta, que não consegue entender a falta de interesse de clubes em contar com seu futebol e de seus companheiros. “Sinceramente eu não sei responder. Isso é uma decepção, pois fizemos uma grande campanha”, ressalta.
Natural da cidade de Arcos, MG, o volante demonstra gratidão ao clube do interior paulista e diz que nunca esquecerá sua passagem de cerca de meio ano pela equipe. “O Paulistinha foi uma grande oportunidade de mostrar meu futebol e saber que tem pessoas boas e honestas no esporte. Fiz muitas amizades. Foi uma passagem que sempre levarei comigo como experiência e aprendizado”, diz. Para seguir atuando profissionalmente, Mineiro revela não ter preferências por certas equipes ou estados para atuar em 2014. “O que vier está bom. Vale a pena tentar”, completa.
Outro que também encontra-se disponível para negociações é o ala-esquerdo Luan, que usou a braçadeira de capitão no início da competição. Assim como Mineiro, o atleta diz estar surpreso com a atual situação. “Não esperava ficar tanto tempo sem clube, porque fizemos uma boa campanha e avalio que apresentei um bom futebol no campeonato”, comenta o atleta, que queria ter conquistado o acesso com o Paulistinha para continuar em São Carlos em 2014.
Como a atual situação está adversa, o jogador adotou a cautela como forma de manter-se focado para seguir vivendo do futebol. Com tranquilidade, Luan quer voltar aos campos para mostrar que tem talento. “O trabalho foi bem feito e tenho fé em Deus que as coisas vão acontecer naturalmente”.
O ala também falou sobre o calendário do futebol brasileiro. Segundo Luan, é preciso modificar o tempo de duração de algumas competições, deixando-as mais duradouras. “No caso da Segunda Divisão, eu acho que deveria ser mais valorizada em relação ao calendário, pois muitos jogadores poderiam fechar contrato por um período maior de tempo”.
Quem também comentou sobre calendário foi Rubens Tuco, camisa 10 do Paulistinha no estadual e um dos principais responsáveis por comandar o meio de campo da equipe, que também encontra-se disponível no mercado. O jogador deu ênfase para a questão dos contratos de pequena duração proposto aos atletas, o que faz com que muitos abandonem o futebol precocemente.  “Contratos mais longos ajudariam os atletas a trabalhar mais tranquilos e ter mais oportunidades, mas os clubes do interior não tem o calendário cheio, então são poucos clubes que fazem esse tipo de contrato”, analisa, emendando uma possível solução. “Se não tiver jogos duas vezes por semana, pode aumentar o número de jogos das competições, e isso seria um bom caminho”.
Rubens Tuco também falou o motivo pelo qual a busca por emprego dos ex-atletas do Paulistinha tornar-se incessante. “Na minha opinião, a falta de empresários e o pouco número de contatos que os atletas tem fizeram com que as propostas não chegassem. Um pouco de divulgação ajudaria muito”, palpita o ‘cérebro’ da equipe na Série B. Quando questionado sobre a influência da transmissão de alguns jogos pela TV, mostra que nem sempre é o suficiente para conseguir novos contratos. “Muitos jogadores se destacaram nos jogos transmitidos pela TV, mas mesmo assim estão sem clube”, finalizou.
Outro jogador que se destacou foi o goleiro Alison. Aos 23 anos, o jogador já não carrega mais a esperança dos ex-parceiros de clube, e cogita abandonar a carreira. “Já havia me desanimado com o futebol, mas nunca pensado em parar. Hoje tenho esposa e filho que dependem de mim, e quando você fica desempregado, começa a pensar melhor na situação”, analisou. “O futebol pra mim é um sonho, e o que me mantém vivo neste sonho é saber que tenho potencial e que minha fé me mantém em pé, sempre sonhando que minha hora vai chegar”, disse.
Até a publicação dessa reportagem, 70 dias após o fim do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, apenas 4 (quatro!) atletas que jogaram pelo Paulistinha em 2013 estavam empregados. São eles: o zagueiro Lucas Cezane (Matonense), o volante Renan Balbi (São Carlos), e os atacantes Robinho (Tupã) e Luizão (Nacional de Muriaé-MG).


Aqui tem mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário