segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

GRUPO H: Palmeiras quer o título inédito da Copa SP

Caminhada do Palmeiras pela taça começa no estádio Luisão, em São Carlos (Foto: Saulo Marino)
Escrito por Gustavo Curvelo

Em busca do inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Palmeiras se preparou disputando torneios pelo Brasil. Além da Copa São Carlos, o Verdão também jogou em dezembro o Campeonato Brasileiro Sub-20, ficando com a segunda colocação entre os 20 participantes.
No ano de 2013 o elenco Sub-20 palmeirense sofreu com a oscilação nos principais torneios que disputou. Primeiro e principal competição, a Copinha, a equipe chegou até a semifinal, quando foi eliminado pelo Santos, que dias depois tornou-se o campeão ao bater o Goiás. Depois, não conseguiu mostrar bom desempenho no Campeonato Paulista Sub-20 e foi eliminado ainda na primeira fase, ficando de fora dos 4 primeiros colocados em grupo que continha 8 clubes participantes. A campanha abaixo do esperado ocorreu novamente na Copa do Brasil da categoria, realizada no mês de Setembro, quando o clube não conseguiu chegar até as fases agudas da competição e caiu nas oitavas de final para o América Mineiro.
Depois de mais de dois meses na inatividade, a equipe voltou a campo para jogar a Copa São Carlos. Porém, a opção foi de escalar o time Sub-20 B, para deixar os atletas do grupo principal da categoria se preparando para o Campeonato Brasileiro Sub-20. Novamente, a oscilação entrou em cena. No torneio realizado na Cidade do Clima, o alviverde passou da condição de favorito para a modesta terceira colocação entre 4 clubes participantes - ficou atrás da campeã Portuguesa e do São Carlos, superando apenas a Ferroviária de Araraquara, que perdeu todos os jogos.
No Brasileiro, a equipe do técnico Diego Giacomini quase foi eliminada na primeira fase, mas classificou-se com gol aos 48 minutos do segundo tempo e avançou na segunda colocação de seu grupo, que continha 5 equipes. Na fase de mata-mata, surpreendeu muitos ao bater o favorito Flamengo nas quartas-de-final por 3 a 0, e chegou à final após vencer o Grêmio nos pênaltis. Na decisão, perdeu para o Internacional por 2 a 0. Ao todo, o Palmeiras teve um retrospecto de 3 vitórias, um empate e 3 derrotas.
Agora, na Copa São Paulo 2014, a equipe quer usar a experiência adquirida no ano para chegar ao título inédito. Para isto, o zagueiro Thiago Martins, que já atuou no profissional, irá liderar a equipe júnior na competição; o lado psicológico também está sendo muito trabalhado, e todo o elenco tem participado de palestras como a do selecionável Henrique, capitão do time profissional.
A estreia do Palmeiras no Grupo H da competição acontece no sábado (4), às 19h, contra o Fluminense de Feira/BA. Na segunda rodada, o Verdão joga contra o Piauí EC na terça-feira (7), às 21h. Na última rodada da primeira fase acontece na sexta-feira (10), às 19h, contra o São Carlos. Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal Luís Augusto de Oliveira, O Luisão.


Aqui tem mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário