quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COPA SÃO CARLOS: Vai rolar a bola; saiba mais sobre os participantes

Copa São Carlos pode ser a última oportunidade de 2013 para o torcedor assistir jogos de uma equipe da cidade no Luisão (Foto: São Carlos FC/Divulgação)


Escrito por Gustavo Curvelo

A primeira edição da Copa São Carlos de futebol Júnior começa nessa sexta-feira (29), e a expectativa já toma conta do torcedor sãocarlense. Pode ser a última oportunidade de 2013 para assistir um jogo das equipes da cidade; agregado a isso, o ingresso simbólico de 1kg de alimento não perecível por dia de competição pode fazer com que o estádio Luisão receba um bom público.
Promovido pela Prefeitura em parceria com o São Carlos FC, o torneio contaria inicialmente com a presença dos paulistanos Palmeiras e Portuguesa de Desportos, além dos locais São Carlos e Paulistinha. Porém, o Tio Patinhas desistiu de disputar a competição. Em seu lugar, a Ferroviária de Araraquara herdou a vaga.
Agora, com o início do torneio chegando, o torcedor quer saber: o que esperar de cada equipe? Por conta disso, o Futebol de São Carlos fez um especial sobre os quatro clubes que disputarão o torneio:

SÃO CARLOS: assim como os outros participantes, a equipe da casa usa a competição como forma de preparação para a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece no mês de janeiro de 2014. Há três semanas a diretoria apresentou o técnico Rodrigo Santana e o preparador físico Neto, muito pela Águia da Central não ter realizado na atual temporada boas campanhas nas categorias de base, quando ausentou-se da disputa do Campeonato Paulista Sub-17 e foi eliminado ainda na primeira fase tanto da Copa São Paulo como do Paulista Sub-20. Alguns jogadores agradam a diretoria, como é o caso do zagueiro Rodolfo, do meia Rafael Oller e do centroavante Lucas Torres; já o goleiro Haílson foi promovido ao profissional, abrindo espaço para o jovem Mariano, tido como joia da equipe.

FERROVIÁRIA: o time grená encontra-se em momento instável dentro do futebol de base. No início do ano, conseguiu chegar até as oitavas de final da Copa São Paulo, mas, meses depois, fez apresentações irreconhecíveis no Campeonato Paulista Sub-20, sendo eliminada também na primeira fase. Entretanto, conquistou 10 dos 12 pontos disputados nas últimas quatro partidas, o que pode ser um início de recuperação. Além disso, vale ressaltar a campanha no Campeonato Paulista Sub-17, onde chegou na segunda fase.

PALMEIRAS: sensação do torneio, o alviverde chegou até a semifinal da Copa São Paulo de 2013, mas segue incomodado com o fato de nunca ter vencido a competição. Assim como São Carlos e Ferroviária, o clube foi eliminado ainda na primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, ficando na sexta colocação de um grupo que contava com oito equipes. Já no Sub-17, chegou até as quartas de final do estadual. Sobre a Copa São Carlos, o torneio é visto com bons olhos pelo departamento de base, pois trata-se do último torneio antes da disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20, que acontece no mês de dezembro e é organizado pela Federação Gaúcha de Futebol.

PORTUGUESA: eliminada ainda na primeira fase da Copa São Paulo de 2013, a Lusa conseguiu campanhas mais satisfatórias no segundo semestre, quando chegou na segunda fase do Paulista Sub-20 e na terceira do Sub-17. Assim como o Palmeiras, joga o Campeonato Brasileiro Sub-20 em dezembro, e vem para São Carlos visando ajustar os últimos detalhes para a competição nacional.


RODADA DE ABERTURA:

A primeira rodada da Copa São Carlos de Futebol Júnior acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 17h, quando São Carlos e Portuguesa medem forças. Depois, às 19h, é a vez de Palmeiras e Ferroviária estrearem na competição. Vale lembrar que o vencedor de cada partida ganha 3 pontos, o empate com gols agrega 2 pontos por equipe e o empate sem gols vale um ponto por clube, além da disputa por pênaltis, que dá mais um ponto para o vencedor. Em caso de haver um vencedor no tempo normal, a equipe derrotada não soma pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário