segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CALENDÁRIO: Bom Senso quer Estadual com 32 clubes, no mesmo formato da Copa do Mundo

Proposta de jogadores do Bom Senso FC pede Estaduais com sete jogos já em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook/Bom Senso FC)


Escrito por Saulo Marino

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Bom Senso F.C., grupo formado por jogadores profissionais em atividade no Brasil, pretende apresentar para a CBF uma proposta de calendário do futebol brasileiro para 2015 em que os Estaduais teriam apenas sete jogos, seguindo o modelo de disputa igual ao da Copa do Mundo. O objetivo é que os clubes nacionais entre em campo no máximo 72 vezes no ano, número considerado ideal pelo movimento dos atletas que pede melhorias no futebol.
A proposta visa diminuir a quantidade de semanas com duas partidas, e também evitar jogos de clubes brasileiros nas datas Fifa - dias em que há jogos de seleções -, algo que o calendário que a CBF imagina para 2015 não prevê.
Para se ter uma ideia, na temporada 2014, um clube no Brasil entrará em campo 83 vezes se chegar às finais de todas as competições - como comparação, na Alemanha uma equipe atua no máximo 55 vezes em uma temporada.
Pela proposta do Bom Senso F.C., o formato atual das Séries A e B do Brasileiro não seriam alterados – a tradicional disputa por 20 clubes em formato de pontos corridos -, mas colocaria nas Série C e D os demais times profissionais do Brasil. Dessa maneira, todos os clubes do país que disputam torneios, aproximadamente 650 em levantamento feito pelo Bom Senso, teriam atividade por dez meses do ano.
Em 2013, a CBF organizou as quatro séries (divisões) com 99 clubes. Os demais tiveram que jogar torneios regionais deficitários ou simplesmente ficar parados durante quase todo o segundo semestre. Caso do Clube Atlético Paulistinha, que disputou uma longa Série B do Campeonato Paulista, com oito meses de duração, ou do São Carlos FC, que no segundo semestre disputou a Copa Paulista, que não tem premio nenhum e não significa nada a não ser cumpri tabela para manter-se em atividade.
Ainda segundo a proposta, a Copa do Brasil seria disputada no ano todo, por todos os mais de 650 times, com os menores disputando as etapas eliminatórias preliminares e os grandes entrando apenas nas fases finais - seguindo o modelo da liga inglesa, por exemplo.
Mas o Bom Senso ainda não tem o projeto de calendário totalmente fechado porque procura um argumento que prove aos clubes intermediários que o dinheiro que perderiam com menos jogos nos Estaduais poderia ser recuperado no restante da temporada. Uma das estratégias será apresentar o modelo diretamente à TV Globo, que detém os direitos de transmissão do futebol no Brasil. Se a Globo entender que há viabilidade econômica na proposta e apoiá-la, a CBF terá que ceder.
               
Bom Senso F.C. x CBF

O grande embate entre Bom Senso e CBF é a quantidade de jogos nos estaduais – o grupo formado pelos jogadores é a favor de uma diminuição radical no número de jogos, já a CBF jamais levou essa possibilidade em consideração. Marco Polo Del Nero, vice presidente da CBF e presidente da Federação Paulista de futebol, já disse para a imprensa que o Estadual de São Paulo não pode ser disputado com menos de 19 datas, número que será usado em confuso formato em 2014.
No projeto que está sendo elaborado pelo Bom Senso, a proposta é que os Estaduais sejam parte da pré-temporada dos clubes, que poderiam usar os sete jogos para entrosar novos contratados, por exemplo. As “Copas Estaduais” seriam jogadas em sedes fixas (cidades do interior), teriam 32 times divididos em oito grupos, classificando dois de cada para as oitavas de final, seguindo com mata-matas até a final - sete datas no total.
Nos Estados com menos de 32 times, a proposta seria convidar equipes amadoras para participar da competição, como acontece em ligas europeias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário