sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CALENDÁRIO: Ex-cartola do Grêmio critica Bom Senso FC e Lei Pelé

Bom Senso FC luta por mudanças drásticas no calendário do futebol brasileiro (Foto: Divulgação/Bom Senso FC)

Escrito por Saulo Marino

O calendário do futebol brasileiro para 2014 preocupa os atletas que atuam nos grandes do futebol nacional. Com a parada para a Copa do Mundo entre 1° de junho e 16 de julho no caso da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o início da temporada, no caso os campeonatos estaduais, foi antecipado para 12 de janeiro. Para os clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro serão apenas 34 dias para férias e pré-temporada.
Mas o cartola Sérgio Piovesan, ex-presidente do extinto Grêmio Sãocarlense, comprou a briga dos pequenos e criticou o grupo Bom Senso FC¹, que visa reformular o calendário futebolístico do país. Piovesan acredita que o grupo formado por atletas profissionais da série A e B só está pensando no lado dos jogadores, esquecendo os clubes do interior.   

  Sérgio Piovesan, ex-presidente do Grêmio
       Sãocarlense (Foto: Saulo Marino)

Segundo o ex-presidente do clube de maior expressão da Cidade do Clima, os jogadores deveriam colocar em pauta o salário que recebem. “Acho que o Bom Senso tem seus méritos, mas até agora não vi agora ninguém com o bom senso de reduzir proporcionalmente os jogos em relação ao salário que recebem, também em 15, 20 por cento”, ironizou em entrevista ao Futebol de São Carlos.
Diferentemente do grupo de jogadores que lutam por uma reformulação drástica no calendário, oferecendo como opção encurtar os campeonatos estaduais², ou até boicotar os jogos³, Piovesan defende que a renda dos pequenos clubes está na bilheteria, principalmente quando enfrenta os grandes. “Eu vejo sempre a imprensa da grande capital ‘soltando os cachorros’ no Campeonato Paulista, mas eu acredito que os estaduais ainda rendem”, destacou o ex-presidente que colaborou para colocar o Grêmio na elite do futebol paulista no início dos anos 90.
Piovesan aproveitou a oportunidade para criticar duramente a Lei Pelé, que segundo ele proporcionou para quebrar financeiramente os pequenos clubes, e colocar os atletas formados nas categorias de base na mão de empresários. “Não resta dúvida que Pelé foi um grande jogador, mas como dirigente fez a maior besteira da história com a Lei Pelé, porque hoje jogadores são de empresários, o jogador é 'fatiado'. O clube não tem direito nenhum, só o ‘direito’ de pagar o salário em dia”, completou.


¹ O Bom Senso FC é um grupo formado por atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, e surgiu de maneira oficial no dia 23 de setembro de 2013, através de páginas nas redes sociais facebook e tuíter.
A motivação do grupo se deu pelo calendário oficial de jogos para a temporada 2014, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol no dia 20 de setembro. Segundo o Bom Senso FC, a união dos atletas serve para criticar o curto período de preparação proposto e o elevado número de jogos em sequência, além de discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por eles a milhões de torcedores.
Fazem parte do Bom Senso FC atletas como Paulo André e Alexandre Pato (Corinthians), Alex (Coritiba), Dida, Barcos e Kléber Gladiador (Grêmio), Seedorf (Botafogo), D'Alessandro (Internacional), Dedé (Cruzeiro), Rafael Moura e Diego Cavalieri (Fluminense) Valdivia e Fernando Prass (Palmeiras), Luís Fabiano e Rogério Ceni (São Paulo), Paulo Baier (Atlético-PR), entre outros.

² Por pressão do movimento Bom Senso F.C. a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro decidiu extinguir a Taça Guanabara e a Taça Rio para unificar o Campeonato Carioca em apenas um turno, e outras federações optaram por postergar o início dos torneios, caso da Federação Paulista de Futebol. Os catarinenses também alteraram o formato de disputa, diminuindo a quantidade de jogos do estadual.

³ No Campeonato Paranaense de 2013, o Atlético Paranaense mandou para campo a equipe sub 23, enquanto o elenco profissional prolongou a pré-temporada e disputou um torneio amistoso na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário